As operações da tecnologia da informação , mais comumente conhecida como operações de TI ou ITOps, é o processo de implementação, gerenciamento, entrega e suporte de serviços de TI para atender às necessidades de negócios de usuários internos e externos.
O ITOps é a principal função do departamento de TI que geralmente se reporta ao chefe de informação (CIO). É uma das quatro funções (juntamente com o gerenciamento técnico, gerenciamento de aplicativos e gerenciamento de service desk) definido na Biblioteca de Infraestrutura de TI (ITIL), a estrutura de melhores práticas padrão de fato da indústria para gerenciamento de serviços de TI.
O ITOps está na linha de frente na entrega de serviços de TI , é uma das engrenagens mais importantes no maquinário que mantém uma organização funcionando. As empresas e seus clientes se tornaram tão dependentes do acesso instantâneo à TI serviços - dados, aplicativos de software, Cloud pública e Cloud privada recursos, que mesmo uma pequena interrupção desses serviços pode ter consequências a longo prazo e de alto custo.
Nos últimos anos, as tarefas do ITOps têm sido cada vez mais tomados pelos softwares de inteligência artificial (IA), formando um novo subcampo de operações de TI chamadas de operações de inteligência artificial , geralmente referidas assim como AIOps.
Recursos de IA, como processamento de linguagem natural (NLP) e modelos de machine learning (ML) estão sendo usados para automatizar tarefas ITOps como coleta e agregação de grandes volumes de dados, separando e priorizando alertas do ruído dos dados das operações de TI de eventos significativos, e dados correlacionados a identificar causas raiz e propor soluções.